“Quando considero
os meus caminhos, volto os meus pés para os Teus testemunhos”. Salmos 119:59
Um coração que foi despertado pela graça de Deus se torna ativo na observância de seus caminhos. Antes, ele agia por impulso, descontrolado, sem uma direção segura; instável e flexível como a água. Agora, ele passa a considerar e avaliar seus passos. Uma observação atenta nos revela facilmente o quanto estamos distantes dos caminhos do Senhor. Pensamos que desviamos uns dois ou três passos, quando na verdade dez ou mais foram percorridos numa direção oposta à verdade. Entretanto, este coração pondera: “Quando considero os meus caminhos, volto os meus pés para os Teus testemunhos” (Sl 119:59). Em termos práticos, quando um coração sensível percebe seus desvios ele logo deseja retornar ao caminho certo, ele anseia veementemente pelo caminho da vida: “Quando vejo e considero atentamente o meu caminho, percebo que trilhei entre alguns espinhos e sujei minhas vestes em algum lamaçal, mas retornarei ao meu Senhor; endireitarei meu procedimento e buscarei os Seus testemunhos” – assim é a reflexão de uma alma que anseia por seu Deus e anela pela santidade.
Todos somos chamados para esta análise interior: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor” (Lm 3:40). Um peregrino pode pela pressão do momento ou pela aflição tomar rumos incertos, porém, ele separa um momento para reavaliar seus caminhos; ele prova suas atitudes, seus pensamentos e sentimentos. Como resultado desta avaliação ele diz: “voltarei para o Senhor”. Quando um homem toma esta posição ele demonstra ter aprendido o caminho da humildade; ele reconhece seus pecados, suas falhas, desvios e busca solenemente endireitar suas veredas. Um olhar atento pode nos livrar de muitos perigos, mas nem sempre acontece assim. Pelo descuido, pela negligência ou pela distração nós perdemos o foco e tropeçamos em pedras, sejam pequenas ou grandes. A Sabedoria de Deus nos instrui: “Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos” (Pv 4:26).
Considerar, esquadrinhar, provar e ponderar são atitudes de um habilidoso peregrino; a longa jornada o ensinou, pela prática, a ser cuidadoso na aplicação diária destas estratégias de combate contra a tendência que o coração tem de se desviar de Deus para andar segundo as vaidades deste mundo. A aplicação diligente destes princípios nos conduz a um estilo de vida aprovado diante de Deus, e este deve ser o nosso objetivo de todos os dias. Amém!
Aleluias!
ResponderExcluir