Pular para o conteúdo principal

Devocional para meditação (Nº 90)

Quando considero os meus caminhos, volto os meus pés para os Teus testemunhos”. Salmos 119:59

Um coração que foi despertado pela graça de Deus se torna ativo na observância de seus caminhos. Antes, ele agia por impulso, descontrolado, sem uma direção segura; instável e flexível como a água. Agora, ele passa a considerar e avaliar seus passos. Uma observação atenta nos revela facilmente o quanto estamos distantes dos caminhos do Senhor. Pensamos que desviamos uns dois ou três passos, quando na verdade dez ou mais foram percorridos numa direção oposta à verdade. Entretanto, este coração pondera: “Quando considero os meus caminhos, volto os meus pés para os Teus testemunhos” (Sl 119:59). Em termos práticos, quando um coração sensível percebe seus desvios ele logo deseja retornar ao caminho certo, ele anseia veementemente pelo caminho da vida: “Quando vejo e considero atentamente o meu caminho, percebo que trilhei entre alguns espinhos e sujei minhas vestes em algum lamaçal, mas retornarei ao meu Senhor; endireitarei meu procedimento e buscarei os Seus testemunhos” – assim é a reflexão de uma alma que anseia por seu Deus e anela pela santidade.

Todos somos chamados para esta análise interior: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor” (Lm 3:40). Um peregrino pode pela pressão do momento ou pela aflição tomar rumos incertos, porém, ele separa um momento para reavaliar seus caminhos; ele prova suas atitudes, seus pensamentos e sentimentos. Como resultado desta avaliação ele diz: “voltarei para o Senhor”. Quando um homem toma esta posição ele demonstra ter aprendido o caminho da humildade; ele reconhece seus pecados, suas falhas, desvios e busca solenemente endireitar suas veredas. Um olhar atento pode nos livrar de muitos perigos, mas nem sempre acontece assim. Pelo descuido, pela negligência ou pela distração nós perdemos o foco e tropeçamos em pedras, sejam pequenas ou grandes. A Sabedoria de Deus nos instrui: “Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos” (Pv 4:26).

Considerar, esquadrinhar, provar e ponderar são atitudes de um habilidoso peregrino; a longa jornada o ensinou, pela prática, a ser cuidadoso na aplicação diária destas estratégias de combate contra a tendência que o coração tem de se desviar de Deus para andar segundo as vaidades deste mundo. A aplicação diligente destes princípios nos conduz a um estilo de vida aprovado diante de Deus, e este deve ser o nosso objetivo de todos os dias. Amém!

by Jesus, W.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O SENHOR É O NOSSO ESCUDO

O Senhor é o nosso escudo Na Bíblia encontramos várias passagens que mostram a proteção de Deus para conosco. Neste pequeno texto falaremos especificamente de uma arma de defesa, o escudo . O significado da palavra escudo segundo o dicionário Aurélio é: “Arma defensiva com que se cobria o corpo dos golpes de lanças e espadas” . O escudo é uma das armas de guerra mais importantes, ela protege o soldado contra eventuais ataques e golpes que possam atingir os seus órgãos vitais. Uma vez atingido, o soldado dificilmente poderia permanecer ativo na luta.  Na batalha espiritual, nós temos um escudo Fiel que vai sempre nos guardar – Deus é o nosso escudo . Deus é o escudo dos escudos, e nenhuma arma pode vencê-Lo. Abaixo listei pelo menos treze versículos que nos dizem que o “ Senhor é o nosso escudo” . “É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio”. 2 Samuel 22.3 “Quanto a Deus, o seu caminho é perfei...

Versículo da semana #6

" O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro ". Provérbios 29:25 (ACF)

Sobre as águas (Ministério Trazendo a Arca)

O mundo que nos cerca é cheio de desafios e tempestades. Mas quando pensamos que é o fim Jesus nos ajuda e nos faz andar sobre as águas. Ouça esta bela canção com imagens em movimento para te inspirar ainda mais no seu momento a sós com Deus. Acompanhe o canal  Som & Adoração  para acessar mais vídeos como esse.