“Ele enxugará de
seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem
lamento, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:4
Como peregrinos neste mundo estamos sujeitos a dor, a aflição, as tribulações e a morte. Tudo isso é resultado da queda do homem, promovida pelo engano do pecado. Tudo na “esfera” terrestre foi corrompida, mas Deus elaborou um projeto de reconstrução e restauração: Seu Filho Jesus Cristo. Por meio de Jesus tudo se faz novo. Ele é o caminho para a salvação da humanidade decaída.
“Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21:5b). Em Sua primeira vinda à terra, Jesus iniciou uma restauração interior na vida dos homens que se entregaram à Sua vontade: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5:17). No entanto, o sistema do mundo continua corrompido a vai de mal a pior; as consequências da rebelião humana só agravam as dores, multiplicam as aflições. Mas haverá um tempo em que tudo isso passará. Em Sua segunda vinda, Jesus estabelecerá um novo céu e uma nova terra. O próprio Deus habitará no meio do Seu povo (Ap 21:3). No v.4 temos a promessa da restauração completa por meio de Jesus: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21:4). Todo pecado será vencido para sempre e ele não terá mais influência sobre nós. O passado será apagado e não haverá nem sequer uma lembrança, porque as primeiras coisas são passadas; eis que tudo se fez novo! Os que vencerem terão o privilégio de beber da fonte da água da vida (Ap 21:6b-7) e comer do fruto da árvore da vida (Ap 22:14). Devemos entregar nossas vidas a Jesus e segui-Lo por meio da nossa santificação diária: “e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda” (Ap 22:11). C. H. Spurgeon escreveu em uma de suas obras: “O caminho da santidade é a estrada da comunhão”, e esta é uma grande verdade que devemos considerar e colocar em prática (Ver Rm 6:22).
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro], para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade [A Nova Jerusalém.] pelas portas” (Ap 22:14).
Somente o sangue de Jesus pode nos purificar de todo pecado mediante à nossa confissão sincera diante dEle (1 Jo 1:9). Devemos lavar nossas vestes espirituais, renovar nossos pensamentos para que possamos viver um tempo novo da parte de Deus e compreender a Sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm 12:2). Que neste tempo possamos guardar nossos corações de toda corrupção do mundo e voltarmos para o Senhor integralmente (Ver Lm 3:40) e sem reservas.
“Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (Ap 22:7).
Em um tempo em que a Palavra de Deus é ignorada por muitos, devemos guardá-la em nossos corações, pois assim seremos mais do que felizes. A Palavra do Senhor é perfeita e refrigera a nossa alma; ela alegra o nosso coração e ilumina nosso caminho (Ver Sl 19:7-8; Sl 119:105). A Palavra de Deus nos conduz até Jesus, e Jesus nos conduz até a Nova Jerusalém. Aleluia e Amém!
Comentários
Postar um comentário