“Quando,
dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a Ti a
minha oração, no Teu santo templo”. Jonas
2:7
Uma experiência marcante impactou a vida de Jonas, um profeta de Deus do Antigo Testamento. O que aconteceu então de tão extraordinário? Para conhecer mais esta história, basta lermos o livro de Jonas na Bíblia. Em resumo, ocorreu o seguinte: Jonas recebeu uma missão de Deus, mas ele optou por desobedecer e tomar uma direção totalmente oposta à instrução dada por Deus. Jonas fugiu da presença do Senhor, mas sabemos que é impossível fugirmos dEle, pois Ele é Onipresente, está presente em todos os lugares. Como consequência desta fuga arriscada de Jonas, ele acabou parando nas profundezas dos mares; um grande peixe o engoliu pela permissão do Senhor (Jn 1:17).
O distanciamento dos planos de Deus levou este profeta a experimentar uma situação difícil de explicarmos com nossas palavras. Apenas Jonas é capaz de nos prescrever aquilo que ele sentiu na pele. No ventre deste grande peixe Jonas passou horas agonizantes; não havia nenhuma possibilidade humana dele sobreviver. Ele estava apenas aguardando sua morte inevitável. O frio, a escuridão, as águas amargas o levou aos limites mais profundos da alma e da terra: “Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos” (Jn 2:6a); “As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas enrolaram na minha cabeça” (Jn 2:5). É complexo assimilarmos esta cena, mas Jonas revelou um pouco de seus sentimentos mais profundos, conforme identificamos nos versos acima. Não havia mais volta; era seu fim. Mas sua história não acabou assim. Das profundezas dos mares Jonas clamou a Deus. Ele reconheceu que sua atitude foi egoísta, ao buscar seus próprios interesses e ignorar as instruções do Senhor. Quando seu fim estava às portas, Jonas lembrou-se da misericórdia de Deus; ele meditou nos Seus grandes feitos operados em favor de Seu povo, na Sua benignidade e na Sua fidelidade. Jonas orou no ventre daquele peixe e sua oração tocou o coração de Deus. Suas palavras chegaram aos céus e Deus o ouviu (Jn 2:2).
“Quando, dentro de mim, desfalecia a
minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a Ti a minha oração, no Teu santo
templo”. Jn 2:7
“Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou Jonas na terra”. Jn 2:10
Das profundezas dos abismos Jonas foi levado de volta para a terra firme, e na sequência cumpriu os propósitos do Senhor designados a ele. Um livramento jamais registrado na história, um testemunho ímpar, um exemplo muito propício para cada um de nós.
A história de Jonas muito nos representa, pois movidos por nosso orgulho, traçamos planos diferentes daqueles propostos por Deus. Deixamos Seus caminhos perfeitos e fugimos para longe da Sua presença para vivermos segundo nossos próprios interesses e na prática deliberada do pecado. Abandonamos nossa missão que nos foi outorgada por Deus e buscamos refugo nas vaidades e ilusões da vida. Nossa rebelião nos leva ao fundo dos oceanos, somos tragados pelas ondas, submersos, levados aos limites das águas mais profundas. As trevas, o frio e a angústia se apoderam de nossa alma. Um caminho aparentemente sem volta. Mas espere... Há uma saída; uma porta de escape. Clame a Deus! Confesse seus pecados. Se arrependa sinceramente. Ele ouvirá o seu clamor e te fará ressurgir das águas e te colocará numa rocha firme. Volte para Seus caminhos, siga os planos que Deus revelou na Sua Palavra e seja um servo fiel e submisso à Sua vontade. Não fuja de Deus, mas corra para Ele. Busque-O de todo o seu coração e Ele se revelará a você:
“Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E sereis achado de vós, diz o Senhor”. Jr 29:12-14a
Sua experiência em breve será conhecida por todos, e você exclamará: “Na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me ouviu” (Sl 120:1). Amém!
Comentários
Postar um comentário