“Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração”. Salmos 37:4
Todo ser humano nasce com o ímpeto de conquistar algo. Há um sentimento natural que visa sempre obter aquilo que almejamos. O homem vive de sonhos, planos e projetos; e não há nada de errado nisso. Quando um sonho se realiza nosso coração fica cheio de vida, como declara o escritor em Pv 13:12b: “mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Quando, porém, somos frustrados, então desfalecemos no propósito que tínhamos: “A esperança adiada entristece o coração” (Pv 13:12a). Nem sempre as realizações ocorrem conforme planejamos; cada experiência, seja boa ou ruim, contribui para nosso desenvolvimento, portanto, devemos saber aproveitar as duas faces da moeda chamada sonho. Até aqui tudo bem, mas falta um detalhe: onde está Deus neste processo? Ele foi incluído em nossos sonhos? Ele faz parte do projeto? A cada “cem” projetos que temos em mente, talvez em “um” deles nos lembramos de incluir Deus. Geralmente temos essa tendência de planejar nosso futuro sem consultar a vontade de Deus e fatalmente perdemos tempo. Corremos de um lado para o outro e nada alcançamos além de decepção e fracasso. Se tivéssemos recorrido a Deus, dezenas de problemas teriam sido evitados. Buscamos nossos próprios interesses e nos esquecemos dAquele que deseja fazer parte de toda nossa vida. Deus deseja um relacionamento real com cada um de nós e Ele deseja nos abençoar, mas para isso devemos convidá-Lo para caminhar conosco, para nos guiar e nos conduzir, pois Ele quer o nosso bem. Algumas vezes Ele pode reprovar nossas escolhas, e então, nos mostra outra direção. Podemos não entender de imediato, mas devemos crer que os Seus planos são melhores que os nossos. O “não” dEle pode nos poupar de muitos perigos. No tempo certo Ele pode nos responder com um “sim”. Em ambas as situações, devemos ter em mente que tudo que Deus faz é para nosso próprio bem. Uma resposta afirmativa no momento errado pode trazer inúmeras consequências indesejadas.
Acima de tudo, acima de toda essa questão que envolve nossos sonhos, devemos priorizar nosso relacionamento com Deus, pela oração, meditação e leitura da Sua Palavra, pela obediência: “Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). Este é o caminho da verdadeira felicidade: buscar Deus acima de tudo e de todas as coisas. Somente Deus deve ocupar o primeiro lugar de nossa vida. Quando O colocamos como prioridade, então todas as demais coisas fluirão naturalmente, nossos caminhos serão endireitados (Pv 3:6) e Ele atenderá os desejos do nosso coração (Sl 37:4), pois estes estarão de acordo com Sua soberana vontade. Quando caminhamos lado a lado com Deus aprendemos aquilo que Lhe agrada e aquilo que não é lícito, saberemos fazer escolhas sábias, e quando porventura errarmos em algum ponto, Ele nos mostrará o correto a se fazer.
“Que hoje O convidemos para fazer parte de nossas vidas, colocando-O em lugar de honra, prioridade. Que a partir deste dia sigamos Seus ensinamentos deixados na Bíblia, pois Sua Palavra é lâmpada para os nossos pés (Sl 119:105). Que confessemos nossos pecados e nos arrependamos sinceramente, para que sejamos perdoados, purificados (1 Jo 1:9) e para que vivamos um tempo novo da parte do Senhor (At 3:19). Alegremo-nos no Senhor, regozijemo-nos na Sua presença, e os nossos corações serão prósperos e cheios de vida, porque teremos certeza de que tudo isso é apenas o começo de uma jornada inesquecível, eterna em Deus por Cristo Jesus”. Aleluia e amém!
Comentários
Postar um comentário