Pular para o conteúdo principal

Devocional para meditação (Nº 17)

O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes”. Deuteronômio 31:8

Neste dia meditaremos um pouco sobre a vida de Josué, quando este assumiria o lugar de Moisés e conduziria o povo de Israel para atravessar o rio Jordão e tomar posse da Terra Prometida. Imagine a tamanha responsabilidade que Josué teria pela frente. Certamente ele estava muito preocupado e temeroso, com medo de não conseguir exercer seu chamado. Moisés havia conduzido o povo na longa jornada do Egito até às portas de Canaã; era um homem que conversava com Deus face a face; um líder exemplar; um nome insubstituível. “O que será de mim?”; “Como realizarei este chamado?”; “Quem sou eu perto de Moisés?”; provavelmente foram alguns dos questionamentos internos de Josué. Deus enviou uma palavra a Josué por intermédio de Moisés dizendo que o Senhor era quem iria à frente deste desafio. Deus era quem conduziria a vida de Josué, quem iria guiá-lo, capacitá-lo, protegê-lo e fortalecê-lo. Vemos aqui a promessa de Deus diante dos grandes desafios que enfrentaremos ao tomarmos posse das bênçãos prometidas em Sua Palavra. Para Josué o desafio parecia intransponível. Não bastaria atravessar o Jordão, mas também expulsar todos os inimigos que ocupavam a terra da promessa. Ali habitavam dezenas de reis poderosos e havia também gigantes. Moisés encorajou Josué e o relembrou que Deus seria com ele, que não o deixaria por mais assustadores que fossem os obstáculos desta nova jornada. Prosseguindo na história vemos que Josué foi um grande líder, um guerreiro ousado.  Em sua empreitada trinta e um reis foram derrotados (Js 12:24).O segredo do ministério de Josué ter sido tão bem sucedido é que Deus estava adiante da sua vida; Deus era quem dirigia todos os seus passos. Josué obedeceu a Deus todos os dias de sua vida; foi zeloso com os ensinamentos da Sua Palavra; e ele foi grandemente honrado.

Esta história muito nos ensina, pois das fronteiras desérticas avistamos a terra prometida e enumeramos as barreiras que encontraremos, então cedemos ao medo e pensamos em desistir para continuar vivendo pelo deserto. Vemos que os desafios para alcançarmos a promessa são muito maiores que os vividos durante o deserto: há gigantes e inumeráveis inimigos ocupando o espaço que pretendemos conquistar. Sentimos na pele o que Josué sentiu antes de iniciar sua missão como líder e guerreiro de combate. Pensamos em desistir das promessas de Deus, já que elas parecem cada vez mais distantes e inalcançáveis. Olhamos para nossas limitações e nos esquecemos do poder de Deus de transformar impossibilidades e fracassos em triunfos e conquistas. Deus é quem vai à frente do nosso caminho. Não precisamos compreender tudo que Ele faz, mas confiar que o tempo dEle é perfeito e que Ele sabe o momento exato de agir. Diante dos gigantes que nos rodeiam sentimos medo e insegurança, porém, não devemos temer nem nos espantarmos porque Deus é quem vai adiante de nós, Ele será conosco, não nos deixará, nem nos desamparará. O êxito de Josué parecia improvável no início da sua missão, mas o fim desta história nos revela algo maravilhoso: que Deus transforma começos desafiadores em experiências inesquecíveis, nos ensinando que é Ele quem nos ajuda tanto na travessia do deserto como na conquista da promessa. Tudo começa em Deus e tudo termina em Deus, portanto, atravessemos o Jordão e busquemos as ricas e eternas bênçãos de Deus em Cristo Jesus. Amém!

by Jesus, W.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SENHOR É O NOSSO ESCUDO

O Senhor é o nosso escudo Na Bíblia encontramos várias passagens que mostram a proteção de Deus para conosco. Neste pequeno texto falaremos especificamente de uma arma de defesa, o escudo . O significado da palavra escudo segundo o dicionário Aurélio é: “Arma defensiva com que se cobria o corpo dos golpes de lanças e espadas” . O escudo é uma das armas de guerra mais importantes, ela protege o soldado contra eventuais ataques e golpes que possam atingir os seus órgãos vitais. Uma vez atingido, o soldado dificilmente poderia permanecer ativo na luta.  Na batalha espiritual, nós temos um escudo Fiel que vai sempre nos guardar – Deus é o nosso escudo . Deus é o escudo dos escudos, e nenhuma arma pode vencê-Lo. Abaixo listei pelo menos treze versículos que nos dizem que o “ Senhor é o nosso escudo” . “É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio”. 2 Samuel 22.3 “Quanto a Deus, o seu caminho é perfei...

Versículo da semana #6

" O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro ". Provérbios 29:25 (ACF)

Sobre as águas (Ministério Trazendo a Arca)

O mundo que nos cerca é cheio de desafios e tempestades. Mas quando pensamos que é o fim Jesus nos ajuda e nos faz andar sobre as águas. Ouça esta bela canção com imagens em movimento para te inspirar ainda mais no seu momento a sós com Deus. Acompanhe o canal  Som & Adoração  para acessar mais vídeos como esse.